terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Programas Hardwired e Software

Um sistema de computador é composto basicamente por: Dispositivos de E/S, Memorias, Processador e as interconexões entre estes componentes.

Em sua grande maioria, os projetos dos computadores mais atuais seguem o modelo de Von Neuman, porém nos primórdios da computação, para cada nova atividade que fosse criada era necessário uma nova organização dos componentes lógicos que pudesse executar aquela aplicação em específico, não preciso dizer que era um tanto complexo e demorado criar novos modelos de organização de hardware sempre que fosse necessário realizar alguma atividade distinta.

Esta prática de conectar os componentes de forma distinta para cada necessidade, passou a ser considerada como uma forma de 'programação', conhecida como Programa Hardwired.


Agora considere um modelo de organização mais "flexível", onde o conjunto de componentes estejam conectados de forma capaz de executar várias funções distintas, no qual sua execução varie de acordo com os sinais de controle que forem aplicados. Este é o principio da programação de softwares.


Diferente da programação diretamente em hardware, nesta são necessários que sejam transmitidos os sinais de controle. Mas como eles são transmitidos ? Um programa de software nada mais é do que um conjunto de instruções ordenadas chamadas de Algoritmos, ao implementarmos um software estamos criando um tipo de "passo-a-passo" onde será descrito o que o computador deve fazer em ordem de execução.

Nesta imagem o software é representado pela frase "Código de instruções", para que estas instruções possam ser reconhecidas pelos componentes de hardware, e necessário um "Interpretador de instruções" que vai traduzir essas instruções escritas no software para uma linguagem de máquina.. que são os sinais de controle , estes sinais são transmitidos para o módulo de processamento, para que enfim sejam mostrados os resultados no dispositivos de Saída.

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Dispositivos de E/S - Durante a execução do software o Dispositivo de Entrada (Teclado, Mouse) captura os dados, ou valores que serão utilizados na aplicação, e depois de processados os resultados são expostos no Dispositivos de Saída ( Impressora, Monitor).

Memória - No decorrer da execução podem existir alguns desvios de execução, nesta ocasião a memória irá armazenar valores e dados temporariamente até que o programa volte ao percurso normal e execução.



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