O computador em sua história passou por GRANDES mudanças desde a sua criação. Nesse artigo serão abordadas as três gerações pelas quais o computador passou até chegar na arquitetura que utilizamos atualmente.
Primeira Geração: Válvulas Eletrônicas
O modelo que marcou essa geração, é o famoso ENIAC , ele foi o primeiro computador digital de grande escala, era um computador de grande porte e utilizava a representação decimal. Foi usado até 1995 a leitura e escrita de dados era feita usando uma "perfuradora" de cartões e ele era manipulado através da troca de posição das válvulas. Como na imagem :
Outro computador que caracteriza a geração das Válvulas Eletrônicas e a MÁQUINA DE VON NEUMAN , foi um computador também manipulado através de válvulas, ele se chamava IAS e foi criado por volta de 1952, sua arquitetura permitia que a memória principal pudesse ser utilizada para armazenar tanto dados quanto instruções. A máquina reunia vários componentes dentre eles : Memória , Unidade de Processamento, uma ULA (Unidade Lógica e Aritmética) para realizar operações com dados binários, uma Unidade de Controle, Interpretação e Execução das instruções armazenadas na memória, Registradores e por fim Dispositivos de E/S para entrada e saída de dados.
(Representação Gráfica do funcionamento da Máquina de Von Neuman)
Segunda Geração : Transistores
A era dos transistores teve inicio com a necessidade de otimizar os computadores manipulador por válvulas e torna-los mais rápidos e mais baratos. Um computador que caracteriza muito bem essa geração é o Bell Labs, foi o primeiro computador a utilizar transistores, criado em 1947 diferenciava-se dos que usavam válvulas por ser menor, mais barato e dissipar menos calor...começou a ser comercializado a partir da década de 50, e era composto por ULA's, e UC mais complexos, além de já utilizarem softwares e linguagens de programação de nível mais alto.. Foi o ponto de partida na criação dos microcomputadores.
Terceira Geração : Circuitos Integrados
A era dos circuitos integrados teve inicio no fim da década de 50, possuia equipamentos com componentes bem mais discretos , o Cis foi o primeiro computador à possuir um circuito integrado , ele caracterizou essa geração e deu inicio à microeletrônica.
Microeletrônica
Os componentes de um computador digital devem realizar funções de processamento, armazenamento, transferência e controle, para tal, são necessários dois tipos de componentes.
- Portas Lógicas - Funções lógicas para processamento, movimentação de dados e controle.
- Memórias - Armazenamento de um valor binário, movimentação de dados e controle.
Depois do inicio da geração dos circuitos integrados , por volta de 1965 Gordon Earle Moore , na época presidente da Intel , determinou que a produção de transistores dos chips iria dobrar a cada ano .. na década de 70 a produção dobrou a cada 18 meses. As principais consequências dessa medida foram : Os componentes puderam ficar mais próximos aumentando a velocidade das operações, Redução no custo de energia e necessidade do aumento de resfriamento e o computador com o tempo ficou cada vez menor.
Fonte : Arquitetura e Organização de Computadores - William Stallings - 5ªedição